Pesquisas

Filtros:

Professor da UFV toma posse na Academia Brasileira de Ciências



O professor Adriano Nunes Nesi, do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, tomou posse na categoria membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) regional Minas Gerais e Centro Oeste para o período 2015-2019. A cerimônia de diplomação dos novos afiliados foi realizada no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro.

A categoria em que o professor Adriano passou a ocupar é voltada para jovens cientistas de até 40 anos, indicados por região do Brasil para integrarem os quadros da Academia por cinco anos. Oresultado foi divulgado em dezembro. Da UFV, somente fazem parte da Academia Brasileira de Ciências os professores Elizabeth Pacheco Batista Fontes e Evaldo Ferreira Vilela. Também já representaram a Universidade na ABC os ex-professores Paulo Alvim e José Cândido de Mello Carvalho.

No perfil divulgado pela Academia, Adriano Nesi se disse honrado em receber o título e que está "muito ansioso" com a possibilidade de interagir com profissionais de alto nível e participar de debates sobre a ciência no Brasil. "Vou procurar contribuir e representar a Academia da melhor forma possível", ressaltou.

Adriano Nesi é professor da UFV desde 2010. Formou-se em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 1997, fez mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas, em 2000, e doutorado em Ciências Agrárias - Fisiologia Vegetal pela UFV, em 2004. Parte do doutorado e o pós-doutorado foi realizado no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas em Potsdam-Golm, Alemanha.

No ano passado, foi um dos quatro únicos brasileiros citados no ranking dos cientistas que mais influenciaram o mundo de 2002 a 2013, publicado pela Thomson Reuters. Na fotografia abaixo, Adriano (à esq.) com o presidente da ABC, Jacob Palis (terno cinza), e os novos membros afiliados.

 


Site UFV